Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Análise tática do jogo Juventude x Corinthians - decepção com Cássio, e ataque ficou devendo

Foto do perfil de Félix

Ranking: 4.645º

Félix 591 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 17/04/2024 às 22:33
Por Félix Rodrigues de Lima (@felix.rodrigues.de.l)

Foram tantos erros que é difícil classificar. Mas pra mim o menos pior foram as finalizações de Yuri e Romero: em primeiro coloco a falha estratégica do Lazaroni, e em segundo a falha bizonha do Cássio. Foi um Corinthians não só irreconhecível, como também destoante com a estratégia do António. Com olhos analíticos, vamos analisar cada uma dessas falhas, para direcionarmos nossas críticas nas pessoas certas.

PRIMEIRO TEMPO

O Corinthians jogava num 3-5-2 alternando para um 3-4-3 ou 4-3-3 com os meias fortemente fixos no meio. Os primeiros 10 minutos foram de um Corinthians pressionando muito e atacando muito. Nesse tempo o Corinthians deu 4 chutes a gol, 3 a gol e 1 bloqueado, sendo 2 de fora da área. Juventude procurava usar de contra-ataque, mas com pouca efetividade.

A partir dos 20 minutos, o Juventude começou a aparecer mais, mas ainda com pouca efetividade. Mas Nenê estava muito isolado, os jogadores do Juventude estavam muito afastados entre si. A única saída deles era tentar acelerar os passes, mas isso não era feito. Com isso o Corinthians facilmente interceptava esses passes e retomava o jogo. A melhor chance do Juventude foi um ataque pela direita com toque rasteiro no meio aos 28 minutos, mas os zagueiros facilmente desarmaram o atacante.

O jogador mais incisivo em campo sem dúvida foi Igor Coronado. Extremamente refinado, podemos dizer que ele é uma mistura de Paulinho com Renato Augusto e Douglas: rápido, armador, finalizador e infiltrador. Foram dele que os ataques fluíam com mais perigo, e com forte poderio ofensivo.

O problema da efetividade do Corinthians em ataque se devia ao fato de Garro estar jogando muito atrás pra tentar criar da, sendo que ele é um meia-atacante camisa 10 igual Coronado. Ele não é um Cantillo, que é um volante regista que faz justamente isso - e que por sinal fui muito contra a saída dele por fazer falta um regista no futebol atual - mas Fausto Vera pode fazer a função. Se Lazaroni queria isso como estratégia, deveria ter escalado Fausto e não Garro.

SEGUNDO TEMPO

No segundo tempo, Lazaroni sacrificou Wesley, que realmente foi muito bem no primeiro tempo, para entrar Maycon. Com isso liberou Garro e Coronado para irem ao ataque. E logo nos primeiros minutos houve dois lances perigosos, uma delas na qual Yuri não aproveitou bem.

E então Jean Carlos me faz um golaço de longe. Talvez desse pra defender se o Cássio tivesse bem posicionado, mas foi um chute muito bem realizado.

Após o gol, o Corinthians continuou jogando com alguma intensidade. Lazaroni mexe novamente, colocando Gustavo Silva e Pedro Raul nos lugares de Yuri Alberto - que infelizmente não jogou bem - e Romero.

Mas aí o Cássio me faz uma lambança gigantesca ao tocar curto para Félix Torres, mas sendo interceptado pelo autor do primeiro gol, que tocou para Lucas Barbosa sozinho na área.

Só aos 20 minutos é Lazaroni coloca Fausto Vera no lugar de Ranielle, e aí sim o Corinthians mudou de atitude, uma vez que Vera entraria com mais liberdade pelo centro sendo muito incisivo em ataque. Mas de pouco adiantou porque o time caiu demais de rendimento, e pelo visto Lazaroni colocou Gustavo apenas de figurante porque ele foi pouquíssimo acionado pelo coletivo. Foi só quando Paulinho entrou em campo que deu uma melhorada no time, mas não o suficiente pra bater de frente com o Juventude, que passou até a fazer marcação alta.

O Corinthians chegava ao ataque…mas era cada finalização em direção ao Caxias que até assustava! No final o Corinthians até ensaiou ataques num 4-5-1 dos mais confusos e com pouca efetividade, até o fim do jogo.

Apesar do jogo ruim, é digno de nota que o Corinthians buscou mais passes para a frente. Faz alguns anos que o Corinthians tocava bem mais pra trás e para um lado específico do que pra frente, para privilegiar um jogador específico. Agora a mesma quantidade de passes para a esquerda foi pra direita, e teve muitos passes para a frente. Esse é um ponto positivo que deve continuar.

O que assusta é a quantidade de chutes para fora: 11 vezes, e apenas 2 chutes a gol. 10 chutes foram na área do pênalti.

CONCLUSÃO


Ouso dizer que Lazaroni falhou na estratégia de recuar Garro. Pois apesar das falhas do Yuri e Romero, muito do jogo foi decidido pelo recuo do Garro. Por isso a derrota é mais devido a Lazaroni do que ao resto do time.

No jogo contra o Atlético enfrentamos um adversário de igual pra igual, mas neste jogo enfrentamos um adversário falho tecnicamente cujos gols saíram em lances específicos, uma delas de uma pataquada incrível. Tudo isso somado a uma falta estratégia do treinador sem lógica, do nível de Vanderlei Luxemburgo. Naturalmente que temos que desenvolver as finalizações que estamos devendo, mas não é possível deixar de passar uma falha de posicionamento tão grande como o que foi visto nesse jogo com Garro, gerando um demérito sem necessidade. Certamente António brigará muito com o time…e é bom que o Cássio escute quieto, pois ele está devendo muito mais do que ajudando.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Haroldo Ricardo Cardoso

Haroldo 187 posts

@rica77 em 17/04/2024 às 22:49

Fora Cássio paneleiro frangueiro

Foto do perfil de Luan Cláudio

Ranking: 5.338º

Luan 485 posts

@luan-claudio em 17/04/2024 às 22:45

Coronado foi o menos pior do time.

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Sérgio Libanori

Ranking: 81º

Sérgio 16.162 posts

@sergio.libanori em 19/04/2024 às 01:26

Torcedor fica bravo quando joga mal e perde para time fraco. Críticas merecidas ao treinador pelo fraco futebol e ao goleiro que falhou feio. Mas, o nosso principal problema é o elenco fraco. Pode mudar o treinador e o goleiro que não vai resolver os nossos problemas. Precisamos de grandes contratações. Principalmente para o ataque.

Foto do perfil de Marcos André Da Silva Gomes

Ranking: 84º

Marcos 15.906 posts

@marcos.andre.da.sil4 em 18/04/2024 às 20:02

Jogo horrível contra o Juventude.

Foto do perfil de Stenio Da Silva Alves

Ranking: 4.458º

Stenio 623 posts

@giggs em 18/04/2024 às 17:54

Ontem o jogo que o Cássio fez, é digno para banco de reservas, foram 02 erros que não podem ser banalizado, especialmente para um jogador que atingiu o seu nível. Tem que ser sacado do time sim. Mas também não é justo colocar o péssimo resultado de ontem apenas ao Cássio. Apesar de ter tido grande responsabilidade no péssimo resultado, o time como um todo foi um lixo, basta olharem as notas dadas a cada jogador. Alguns dias antes eu disse que o time continua sem padrão tático, acéfalo no meio de campo pouco tem sido explorado, e só sai jogadas pelas laterais com Wesley e Romero jogada que já está sendo previsível devido a falta de repertório. Gente não sejam cegas, não estamos jogando bem a algum tempo. Até quando tivemos bons resultados tiveram expulsões que nos ajudaram a crescer no jogo. Gosto do técnico, o acho vibrante trabalhador mas ainda não fez esse time jogar bola. Teve mais de 20 dias só treinando e mesmo assim o futebol não evoluiu. O Cuca, com menos tempo a frente do Atlético Paranaense já conquistou muito mais em menos tempo. Então chega de desculpas

Foto do perfil de Jack Tadeu Bahde

Ranking: 171º

Jack 10.529 posts

@tadeu54 em 18/04/2024 às 17:16

#AposentaCássio!

Publicidade

Foto do perfil de Raphael De Carvalho

Raphael 24 posts

@raphael-de-carvalho em 18/04/2024 às 17:10

Ele fez o que a torcida queria

Coronado e garro juntos

Ganhamos em ofensividade técnica

Perdemos em recomposição defensiva

Ontem novamente vi o juventude jogar pelo lado do Fagner

Que é nulo daquele lado e quando age faz cagadas

Pra jogar Fagner ele tem que jogar de ala em uma linha de 3

O melhor esquema hoje é o 3.5.2 ou 3.4.3 pois não temos tome

Foto do perfil de Ryder Sccp

Ranking: 4.184º

Ryder 676 posts

@marcelo.aug1 em 18/04/2024 às 16:19

Incrível a dinâmica que o Coronado deu ao meio campo, ele se movimenta muito, acha passes.

Garro estava meio perdido, não sabia se era segundo volante ou meia de ligacão.

Foto do perfil de Diego Mazzoni

Ranking: 2.966º

Diego 1.049 posts

@diego.mazzoni em 18/04/2024 às 16:04

O Yuri perde muito gol, se ele fizesse metade dos gols perdidos por ele, ele seria artilheiro do Brasil, da América do Sul

Foto do perfil de Isabel

Ranking: 5º

Isabel 20.019 posts

@claribel em 18/04/2024 às 15:40

E o técnico vai continuar com esse time e vamos caindo na ribanceira. Parabéns presidente e comissão técnica. E vamos perder para o Bragantino no sábado.